Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

No beco molhado ninguém se conhece


Não tinha morango, a caipirinha foi de manga (polpa), achei legal o cara sair da ''cozinha'' do bar e mostrar como é a polpa, congelada num saquinho.
Sentamos e prontamente mexi na bolsa, peguei um bloquinho pequeno (que mais tarde amassado ria de mim no chão) e fiz um jogo da velha, que como sempre ganhei.

Zezinho. Era um cara de baixa estatura e cabelos alisados, pontiagudos quase. O cara esbugalhava os olhos e gesticulava muito enquanto falava que lutou muito pra estar no RIo de Janeiro trabalhando como cabeleireiro e que faria nosso cabelo e ficaríamos lindos etc etc. Ele era da Paraíba em potencial.

Um monstro em potencial não é um monstro e, como todos os fumantes, devem
fumar do lado de fora do estabelecimento.

Fotos do Ayrton Senna me fizeram dizer que nada daquilo fazia sentido,
até me dizerem o nome do bar e eu entender e achar que sinuca nada tem a ver
com tudo isso e o que mais tem no lugar é sinuca, meu deus.


 Quando você amanhece em um bar não tem como não se sentir caótico,
é quase impossível. Sua cara não está arrumada, achar que está com olheiras
já te faz estar com elas e então sua cara está péssima e a luz cada vez mais clara.
Você pensa em pessoas saudáveis indo caminhar pela manhã, ou trabalhar porque são responsáveis etc. ou querem ter dinheiro pra beber até de manhã também como em um ciclo.


Outro dia no mesmo horário fui pra academia fazer yoga, cantei o mantra final da prosperidade e sai feliz, até o calor não me tirava a tranquilidade, em pleno verão. Mas nesse dia em questão já outono o calor era insuportável e fico feliz em não lembrar de todos os detalhes e revoltada em pensar que, porra, gastei tanto dinheiro com bebida, resolvi ir embora de taxi, pensando: que se dane, devo gastar no meu bem estar no mínimo o que gasto com meu mal estar.

Uma menina veio falar comigo que meu vestido estava preso no short,
o que é bom já que pelo menos eu estava de short. Encontrei ela no banheiro
depois e comentei qualquer coisa só pra ser sociável e mostrar que achei legal
ela ter me avisado. Ela disse que falaram pra não me avisar, que queriam pelo menos ter  visto, mas que como isso ja ocorreu com ela, ela sabia que não era legal e me falou uhuk, ela nao queria que eu passasse o mesmo, é um ser adorável.

Meu irmão tava contando que caiu no ônibus e todos riram dele, apenas um
mendigo - um cara excluído social que a maioria tem asco - que perguntou se ele queria ajuda e o ajudou. Ele era Jesus cristo disfarçado ou sei lá. Aí outro dia
meu irmão topou com o mesmo cara, o cara lhe pediu cigarro e ele deu uma porrada (de cigarro! hsusd).
Jesus fuma, ser generoso e excluído socialmente te faz ficar tenso abeça, mesmo, mas mentira, ele sabe que de nada adianta e que cientificamente só te deixa mais ansioso fumar.

Dei um tapeware pro Coruja (figuraça clássica do meu bairro, morador das ruas) pra ele colocar as comidas que também tinha comprado ali dentro, guardar e tal, comer ali ja que era mais fácil. Tudo pra eles é descartável, tá errado? Coruja faz uma crítica direta a dificuldade de reciclagem de tapewares - e a dificuldade de dizer o plural de tapeware que achava ter R mudo no final.
Não comi nada quase o dia inteiro prostrada na cama e descobri no dia seguinte do dia seguinte que 20 anos da minha vida vivi pura ilusão, achando que era a pessoa mais higiênica do mundo e descubro uma barata em uma gaveta do meu quarto.
Nunca achei que a desordem causava falta de higiene, não na minha vida. Olha que no tal dia da caipirinha de manga comentei sobre tocs de lavar minhas mãos com álcool e sabão de coco, querente como olhar debaixo da cama antes de dormir, o que não faço na verdade, mas monstros em potencial fazem.

Fujo dessa nojentisse? - mas meu quarto sou eu também, tipo reflexo..., aí descubro a metáfora da barata na minha personalidade. A barata existe a 500 mil anos, não é bonitinha como no Wall-e e lembra que minha falta de decisão sempre gerará conflitos que mais tarde mudarão todo o curso do meu sono. Por exemplo, não dormi no meu quarto justamente por ter uma barata lá e ser nojento o risco de enquanto eu durmo talvez aparecer uma e me estrangular ou simplesmente ser nojenta com seus rastros de merda e tal. Isso é praga por zuar as pessoas que tem medo de baratas, sem dúvida.

O lugar era um bar de rock em potencial e vi casais sambando e pessoas colocando kelly key e pagodes caóticos. Ficha pro jukebox tava cara, algumas
pessoas pediram coisas boas e do nada alguem pediu Mr Jacksson e fiquei
boquiaberta, disse: "meu deus" e meu amigo monstro em potencial conhecia
e isso foi legal também, eu ouvia essa musica com uns 13 anos e achava o máximo, mal sabia que anos depois lançariam He ya e seria tão chato.
Disse que era impossível uma musica de pagodeetc usar a palavra apogeu,
então resisti, não era apogeu, mas era apogeu sim a música é "temporal".
.
Katinguelê ou Art popular é cult agora, voce rockeiro metaleiro etc pode escutar que assim mesmo  nao será uma contradição, apenas cult e essa palavra me irrita um pouco.

''No beco molhado ninguém se conhece" - frisava umas partes, entendia tudo
errado tipo velha da praça e depois ria, eu realmente entendia errado,
achava que: "voce reclama do meu apogeu" era: "voce reclama do meu aconchego". Incapaz não eram as musicas de pagode antigas e sim eu,
percebo.
Engraçado que o Ayrton Senna parecia muito com um amigo do meu irmão
que eu era apaixonadinha e escutava "apogeu" lembrando dele. Tudo se interliga,
cara. Essa musica é de 96.

''Faz tempo que a gente não é aquele mesmo par
Faz tempo que o tempo não passa
É só você estar aqui
Até parece que adormeceu
O que era noite já amanheceu

Cadê aquele nosso amor
Naquela noite de verão
Agora a chuva é temporal
E todo céu vai desabar

Éh, até parece que o amor não deu
Até parece que não soube ama..a..a..ar
Você reclama do meu apogeu ( do meu apogeu )
E todo céu vai desaba..a..a..a..a..a..a..ar ( ah, desabou )''




terça-feira, 29 de março de 2011

BARATA

Uma Barata Chamada Kafka

Inimigos Do Rei 

Composição : Luiz Guilherme/Marcelo Marques/Paulinho Moska

Encontrei uma barata na cozinha
Eu olhei prá ela
Ela olhou prá mim
Ofereci a ela
Um pedaço de pudim
O curioso foi que ela...
Ela disse: Sim!
Vem cá ficar comigo
Sim! Goste de tudo que eu gosto
Sim! Vem cá ficar comigo
Sim! Vem, kafka...
Ofereci a ela
Um disco do Sex pistols
Ofereci a ela
Uma batida de limão
Perguntei se ela
Gostava dos Beatles
Perguntei se ela
Era de escorpião...
Ela disse: Sim!
Vem cá ficar comigo
Sim! Goste de tudo que eu gosto
Sim! Vem cá ficar comigo
Sim! Vem, kafka...
Você mora na barata ribeiro
Num edifício
Que tem um buraco
Perto do chuveiro
Já se drogou com detefon
Insetizan, fumou baygon
Tudo quanto é tipo de veneno
Você acha bom...
Sim!
Vem cá ficar comigo
Sim! Goste de tudo que eu gosto
Sim! Vem cá ficar comigo
Sim! Vem, kafungá...
Como posso evitar
Essa coincidência
Encontrar uma barata
Com a minha aparência
Como posso evitar...
La Cucaracha La Cucaracha
Tome cuidado com a
Sandália de borracha...(2x)
Sim!
Vem cá ficar comigo
Sim! Goste de tudo que eu gosto
Sim! Vem cá ficar comigo
Sim! Vem, kafka...
La Cucaracha La Cucaracha
Tome cuidado com a
Sandália de borracha...(2x)

Dormir!



 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRZT50y1KkUuwUxTntGVhmX6arhsdHFH2fQFNs_1XQwSMP-vJFH1YRw2XpgoUaAAueIQS4Wip8j99yYlUEki1LH7473Msgiim3FtNvF2aN5MtmWPTIaiBAAI38kZGPJl1qunQz5qNvHo4/s1600/sono-nerd.jpg
Somado a uma dieta saudável e a exercícios regulares, ter um sono repousante o suficiente é a coisa mais importante que você pode fazer para a sua saúde. Um sono adequado é uma das chaves para você sentir e aparentar o seu melhor. Porém, estima-se que até 70% dos americanos estejam seriamente sem dormir. Infelizmente, isto se mostra alinhado com o que vejo na minha prática médica na cidade de Nova Iorque.

Problemas de sono crônicos interferem nos ritmos naturais de seu corpo e roubam o tempo que ele precisa para se revigorar. A incidência de muitas doenças, incluindo o diabetes, a hipertensão, os ataques do coração e a depressão, aumentam com a falta de sono. Pesquisas recentes demonstraram uma conexão entre sono pobre e ganho de peso.

Nós simplesmente não fomos feitos para correr, correr, correr. Nós fomos feitos para correr, correr, correr e então descansar, descansar, descansar. Nós evoluimos de acordo com os ritmos naturais de escuridão e luz; nossas funções corporais refletem isto e passam por flutuações similares. Elas apresentam um melhor desempenho quando nós vivemos em consonância, o máximo possível, com estes ciclos.

É durante o sono que as habilidades de cura inatas do corpo entram em pleno funcionamento. Seu sistema imunológico se revitaliza. Hormônios e metabolismo se equilibram, e a manutenção geral, a afinação refinada e a reparação de todos os sistemas corporais acontecem. Uma boa noite de sono, não apenas de vez em quando, mas com uma periodicidade contínua, é absolutamente crítica para sua boa saúde. A insônia não é uma doença, mas é normalmente um sintoma de um desequilíbrio corporal oculto que não se pode precisar.
Para o êxito real no tratamento da insônia, as causas deste desequilíbrio têm de ser removidas.

As causas ocultas de problemas crônicos de sono mais comuns são:
- Estresse crônico ou sistema nervoso sobre-estimulado;
- Desequilíbrios hormonais (hormônios adrenais, tireóides e reprodutivos, em particular);
- Alimentação pobre (açúcar demais, alimentos refinados e processados e as comidas comuns que causam intolerâncias: glúten e laticínios);
- Estimulantes ou substâncias que podem afetar o sono (álcool, cafeína, medicamentos, drogas recreacionais, ervas e até mesmo algumas vitaminas);
- Disfunção gastro-intestinal;
- Dor crônica;
- Apnéia do sono.

Ainda que cada um de nós seja único e o ideal seja um tratamento indiviualizado, minha experiência mostra que a estratégia mais eficiente de longo prazo para superar o tipo mais comum de insônia no nosso mundo acelerado é harmonizar nossos corpos com o ritmo natural de escuridão e luz.

Isto, em definitivo, traz o corpo de volta em sintonia com o seu ritmo natural. Isto pode ser feito, na maioria das vezes, através de uma mudança de hábitos e comportamentos ruins. Em minha prática, ao se fazer isto, eu tenho visto uma normalização de desquilíbrios e um acalmamento do sistema nervoso super-ativo, as duas causas mais comuns de distúrbios do sono.

Noite e dia
Como um resultado da vivência em parceria com os padrões previsíveis de dia e noite por milhares de anos, estes ciclos e ritmos de 24 horas se imprimiram nos nossos genes e, ao longo do tempo, nós desenvolvemos relógios biológicos internos que funcionam em sincronia com a natureza. Eles são formados por uma variedade de padrões rítmicos que influenciam cada aspecto das funções corporais, incluindo níveis hormonais, digestão, temperatura corporal e sono.

Mas a nossa biologia ainda não se acostumou com a habilidade de viver sem descanso. E um dos principais estresses nos nossos sistemas é que nós estamos vivendo tão fora de sincronia com as flutuações naturais de luz e escuridão.

Nossos corpos evoluíram dependendo de sinais do sol, mas muitas vezes, nós agora nos despertamos sem o sol, vamos pra cama bem depois que já escureceu, trabalhamos dias e dias mais longos em ambientes internos com iluminação artifical e passamos pouco tempo ao ar livre, mesmo no verão.

Durante o dia, nós recebemos iluminação artifical oriunda de bulbos fluorescentes ao invés de luz solar rica em vitamina D, que nossos corpos precisam. Então, à noite, quando nós precisamos que a escuridão dispare a produção essencial de melatonina, a iluminação excessiva desequilibra os nossos ritmos corporais ainda mais.

Desde a invenção do bulbo de luz, e são óbvios os benefícios que ele trouxe, nossos estilos de vida realmente mudaram. Ficar acordado a noite toda pode realmente destruir a nossa saúde. Com a luz, assim como com a comida, nós temos que ser cautelosos para não ficarmos alimentados em excesso ou subnutridos.
É fácil demais perder os verdadeiros sinais que regulam praticamente cada sistema no nosso corpo, sinais primordiais que nós recebemos e sem os quais nós não podemos funcionar adequadamente.

Dicas para dormir
É essencial entender que não é apenas o que você faz à noite que afeta o seu sono. Como você leva o seu dia e começa a noite também tem um papel enorme no quão bem você dorme.

Então, eu reuni algumas dicas gerais para se dormir melhor, divididas em dia, noite e madrugada para que você começe a pensar sobre como o seu corpo é afetado pelo ciclo dia/noite e como você pode entrar mais em sintonia com ele.

DIA  _____________________________________________________________________________
Conservar um senso de calma ao longo do dia, recebendo alguma luz natural e evitando estimulantes é essencial para restaurar a química natural do sono.

1. Acorde certo
Pesquisadores do sono da Clínia Mayo acreditam que se você precisa de um despertador para acordá-lo, é sinal de você não está dormindo certo. Despertadores interropem o ciclo do sono e não permitem que ele se complete naturalmente, incitando problemas de sono nos dias seguintes. Dispositivos que simulam o amanhecer são muito mais eficientes em estabelecer um ciclo de sono saudável e fazer você acordar gentilmente de uma noite de sono.

2. Faça pausas conscientes
Feche a porta do seu escritório ou encontre um canto tranquilo em algum lugar e fique confortável. Faça pausas de 5 minutos ao longo do dia para se concentrar na sua respiração. Se isso é desafiador, então concentre-se no seu pé e então nas suas mãos. Sinta-os por alguns minutos, desenvolvendo consciência sobre eles. Isto irá te acalmar. Desacelerar a sua mente acalma o seu corpo, e este é um perfeito antídoto para o estado de estresse no qual nós freqüentemente nos encontramos.

3. Exponha-se a um pouco de luz todos os dias
Nós vivemos e trabalhamos em ambientes iluminados com luz artificial e muitas vezes perdemos o nosso mais importante sinal regulador de todos: a luz natural. Pesquisadores da Universidade de Johns Hopkins descobriram que é a própria luz que governa os nossos padrões do sono.

À medida que a luz do sol entra nos nossos olhos, ela regula e restabelece o nosso relógio biológico, que aciona o nosso cérebro e o nosso corpo para liberar susbtâncias químicas específicas e hormônios vitais para a saúde do sono, o humor e o envelhecimento. Estudos mostram que adultos na América estão passando menos de uma hora ao ar livre por dia, muito menos do que no passado. Tente se expor de forma regular à luz natural do sol por, pelo menos, uma hora por dia.

4. Faça exercícios
Exercitar-se é uma das melhores defesas contra a insônia porque aumenta a amplitude de nossos ritmos diários. O exercício sinaliza o corpo para que este promova ciclos de sono mais profundos. Tanto exercícios aeróbicos quanto anaeróbicos funcionam bem. A melhor hora para se exercitar é de 4 a 6 horas antes de dormir.

Mas estudos também mostram que as pessoas estão mais propensas a manter uma rotina se elas se exercitam logo cedo, de manhã. Em geral, tente evitar exercícios depois das 8 da noite, já que isto pode ser estimulante demais para seu corpo e dificultar que você adormeça. Este efeito varia, no entanto, de pessoa para pessoa. Faça um plano de exercícios que funcione para você e que você possa manter.

5. Não mais cafeína
Cafeína, mesmo em doses pequenas, bloqueia os neurotransmissores do sono, substâncias químicas calmantes que o seu corpo produz para fazer você dormir. Se você tem um problema para dormir, você precisa, obrigatoriamente, cortar todas as bebidas cafeinadas, até mesmo a sua xícara de café na parte da manhã. Mas cafeína não está só no café. Está em refrigerantes e em outras bebidas sem álcool, chás, includindo chás de ervas, chocolates e alguns remédios.

Há um pouco de cafeína até mesmo em café descafeinado. A cafeína é um estimulante poderoso com efeitos que podem durar até 7 horas. Em pessoas com problemas de fígado, ou que estejam tomando remédios contraceptivos orais ou outros medicamentos (Anacin e Excedrin, por exemplo), os efeitos da cafeína pode durar muito mais. Ela interfere nos ritmos reguladores naturais e seu uso crônico pode criar um sério desequilíbrio no corpo.

6. Tente uma dieta de eliminação
Vá em frente! Por duas semanas, elimine o açúcar, xaropes, refrigerantes, grãos refinados e alimentos processados. Eles interrompem o metabolismo e estressam os orgãos envolvidos na regulação hormonal, podendo afetar seriamente seus ciclos do sono. Além disso, evite produtos laticínios ou que contenham glúten, especialmente trigo, durante duas semanas. Eles podem causar reações adversas ou alergias que também afetam seu ciclo do sono.

7. Coma de acordo com os ritmos do seu corpo
Seu sistema digestivo tem um pico no horário do almoço. Então, a maior parte da sua comida deve ser ingerida neste horário. Seu metabolismo diminui no final da tarde, deixando-o(a) mal preparado(a) para digerir um jantar farto; em outras palavras: faça um jantar leve. À noite, seu jantar deve ser feito pelo menos 3 horas antes de dormir. Ofereça ao seu corpo a chance de se recuperar e se refazer, ao invés de ter que trabalhar na digestão enquanto você dorme.

8. Atente para medicamentos ou outros remédios que você esteja tomando
Medicamentos tais como antihistamínicos, diuréticos, antipsicóticos, antidepressivos, descongestionantes, remédios para asma e alguns para pressão arterial podem causar falta de sono, deixando-o num estado de alerta. Se você está tomando qualquer medicação que possa interromper o seu sono, converse com o seu médico sobre uma alternativa.

NOITE  __________________________________________________________________________
Esperar que você passe de um estado de alta velocidade para uma posição imóvel sem desacelerar primeiro é fora da realidade. Você deveria se preparar para o sono oferecendo os sinais certos ao seu corpo.

Leva tempo para produzir os neurotransmissores necessários para que o centro de sono do cérebro libere os hormônios que farão você dormir. A redução de estímulos à noite antes de você ir pra cama aumenta a produção de hormônios do sono. Tirar algum tempo para relaxar e preparar o ambiente antes de você saltar na cama irá contribuir para uma boa noite de sono.

9. Crie um pôr-do-sol eletrônico
Por volta de 10 horas da noite, pare de ficar sentado na frente do seu computador ou televisão e desligue todos os outros aparelhos eletrônicos. Eles são estimulantes demais para o seu cérebro e inibem a liberação de neurotransmissores do sono.

10. Prepare-se para dormir
Reduza as luzes uma hora antes de ir pra cama, tome um banho morno, escute músicas que acalmem ou sons relaxantes. Remova todas as distrações (mentais ou físicas) que irão te impedir de dormir.

11. Pratique uma técnica de relaxamento
Excesso de estresse é uma das causas mais comuns de distúrbios do sono. Então, aprender a relaxar é crucial. Muitas pessoas dizem que não conseguem desligar suas mentes aceleradas e, como conseqüência, têm problemas para dormir. Faça alguns exercícios de respiração, yoga restaurativa ou meditação. Eles irão acalmar sua mente e reduzir os medos e preocupações que disparam o estresse.

MADRUGADA  __________________________________________________________________
Desenvolver uma consistência e otimizar o ambiente em que se dorme é essencial.

12. Crie uma rotina regular
Ir pra cama sempre no mesmo horário, mesmo nos finais de semana, é a melhor coisa que você pode fazer para estabelecer bons hábitos de sono. Nós ficamos acordados até tarde nos finais de semana, deixando para dormir mais tarde, ou usamos o sábado e o domingo para compensar o sono perdido durante a semana.

Ambas as práticas interrompem os nossos ritmos corporais e varar a madrugada nos finais de semana, em particular, pode causar insônia durante a semana de trabalho. Nós geralmente pensamos que nós podemos recuperar o sono perdido indo pra cama mais cedo numa outra noite.

Mas a habilidade do relógio biológico em regular os padrões de sono saudável depende de consistência. Um ritmo de sono regular lembra o cérebro de quando liberar hormônios do sono e do despertar, que, por sua vez, afetam todos os outros hormônios e, em última instância, nossa saúde em geral.

13. Mantenha seu quarto o mais escuro possível
Nossos corpos precisam de escuridão completa para a produção de um importante hormônio do sono: a melatonina. Se o seu quarto não está numa escuridão total quando você vai dormir, ele interfere neste processo chave e interrompe seus ritmos circadianos. Mesmo aquela luzinha mais minúscula no quarto pode impedir a glândula pineal de produzir hormônios, atrapalhando seus ritmos do sono.

Olhe ao redor do seu quarto em busca de luzes indicadoras e tente removê-las ou cobri-las: leitores de alarmes, luzes indicadoras do carregador de celular ou PDA’s, o monitor do computador, luzes indicadoras de bateria em telefones sem fio ou secretárias eletrônicas, o timer do DVD etc. Cubra todas estas luzes de qualquer aparelho eletrônico e use cortinas ou persianas escuras nas janelas se elas estão expostas à luz. Se nada disso for possível, use uma viseira.

14. Mantenha seu quarto gelado
Diminuir a temperatura ambiente envia um sinal de feedback para o centro de sono do cérebro avisando que é noite e que ele precisa liberar mais hormônios do sono. Uma temperatura entre 15,5ºC e 18,3ºC é a melhor para a maioria das pessoas, mesmo no inverno. Em climas quentes, use um ventilador de teto ou de chão para criar uma brisa, ou um ar condicionado programado na faixa de 21ºC.

15. Bloqueie o barulho
Se o barulho da rua, do vizinho de cima, de um cachorro ou de um(a) parceiro(a) é o problema, tente usar um tampão de ouvido, um aparelho eletrônico que produza o barulho branco ou um ventilador que “sussurre” para abafar os sons externos.

16. Não conte com soníferos para pegar no sono e permanecer sonolento
Soníferos mascaram os problemas do sono e não resolvem as causas por trás da insônia. Muitos estudos do sono concluiram que o uso de soníferos no longo prazo, sejam eles prescritos por um médico especialista ou comprados no balcão da farmácia, fazem mais mal do que bem.

Eles podem ser altamente viciantes e estudos descobriram que eles são potencialmente perigosos. Se você tem tomando soníferos por um longo período, peça ao seu médico para te ajudar a traçar um plano para eliminá-los.

17. Não use o álcool para adormecer
Devido ao efeito sedativo do álcool, muitas pessoas acreditam que ele possa promover o sono. O álcool não tem um efeito indutor do sono, mas à medida que ele se processa no corpo ele envia os sinais metabólicos errados que podem te fazer acordar mais tarde. O álcool geralmente prejudica o sono durante a segunda metade da noite, levando a uma redução do tempo total de sono.

18. Tome nutrientes que acalmam o sistema nervoso
Ao invés de tomar soníferos ou álcool, tente alguns suplementos ou ervas que têm um efeito calmante de meia hora a uma hora antes de ir pra cama. Magnésio (300-600mg) pode ser útil, assim como cálcio. Os aminoácidos L-tianina (100-500mg), 5HTP (50-100MG), taurina e GABA, e ervas como melissa, maracujá, camomila, magnólia e raiz de valeriana também pode ajudar.

19. Experimente tomar um pouco de melatonina à noite
Para algumas pessoas, a melatonina pode ser extremamente útil. A dosagem que eu geralmente utilizo está entre algo como meio miligrama e três miligramas antes de dormir (tabletes sublinguais são melhores que os orais). Melatonina é bom para começar o sono, não para mantê-lo.

20. Não faça do seu sono uma questão de performance
No geral, pensar sobre o seu sono afeta sua habilidade para adormecer. O que acontece freqüentemente é que a maneira como nós lidamos com a insônia se torna um problema tanto quanto a insônia em si. Com freqüência, nos vemos em um ciclo vicioso de preocupação sobre a nossa incapacidade de dormir, que contribui para piorar os problemas do sono.

Como muitas coisas na vida, o segredo é deixar as coisas acontecerem e seguir com a maré. Se você não consegue pegar no sono, não lute contra isto – ao contrário, tente fazer algo que irá te ajudar a relaxar, e tente novamente. O sono precisa se tornar um ritmo natural como a respiração, algo que vem automaticamente.

Ainda que a enorme maioria dos meus pacientes tenham se beneficiado com estas dicas, endereçar as causas particulares, mais especificamente em alguns casos, é necessário. Pessoas que apresentam disfunções gastro-intestinais, adrenais ou de tireóide, e mulheres em perimenopausa ou menopausa podem precisar de tratamentos adicionais direcionados.

Pessoas que sentem dores podem precisar de tratamentos mais específicos e para os insones crônicos, especialmente os obesos ou com ronco severo, é uma boa idéia excluir a apnéia do sono como causa. A apnéia é uma condição séria que afeta pelo menos 12 milhões de americanos, muitos do quais não diagnosticados.

Eu sei pela minha experiência pessoal, e de muitos pacientes que já vi, que incorporar estas dicas para dormir em nossas vidas pode fazer uma diferença tremenda. Não há nada como sair de um estado de acabado e exausto e se recuperar, voltar à vida com uma nova rotina de sono, entrando na “onda” do sono e começando a dormir bem.

O poeta britânico Thomas Dekker observou que dormir é “a corrente dourada que une a saúde e o corpo”. Eu não poderia estar mais de acordo. Meus votos de uma boa noite com uma periodicidade regular.

One love,

Frank


__________________________________________________________________________________
"Why You Need It and How to Get More of It", por Frank Lipman, foi originalmente publicado no newsletter do site Goop, em março de 2010.  

Leia mais: http://www.durmamelhor.com/2010/03/20-dicas-incriveis-para-dormir-bem.html#ixzz1I1fKlViR
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Dicas pra dormir bem  http://www.emocutez.com
  • Vá deitar apenas quando está sonolento – de outra forma, você ficará
    se revirando na cama, pensando em como não consegue dormir, e tornará o
    processo mais difícil.
  • Se você não dormir dentro de 20 minutos, levante e vá fazer algo
    realmente chato – é a hora perfeita para ler o manual de instruções de
    sua geladeira. Faça algo chato, que te deixe com sono.
  • Não tire sonecas durante o dia – isso vai garantir que você esteja com sono e cansado na hora de dormir.
  • Não faça exercício antes de dormir – tente não se exercitar, pelo
    menos, durante 4 horas antes de dormir. Não estamos dizendo que não é
    para fazer exercício. Uma boa caminhada até ajuda na hora do sono, mas
    tente fazer isso pela manhã ou pela tarde. Durante a noite é hora de se
    recolher – permitindo que seu corpo relaxe.
  • Desenvolva pequenos “rituais” antes de dormir – tome um chá ou leite
    morno, ou relaxe ouvindo música suave. É importante dar ao seu corpo
    algumas “pistas” de que você está se preparando para dormir, para que as
    atividades dele também adquiram um ritmo mais relaxado.
  • Use sua cama apenas para dormir – evite comer, estudar ou trabalhar
    deitado em sua cama. Quando você for para cama, seu corpo deve saber que
    você está prestes a dormir (sexo é a exceção).
  • Fique longe de cafeína, nicotina e álcool durante 4 horas antes de
    dormir – cafeína e nicotina são substâncias estimulantes que atrapalham
    seu sono. Evite café, coca-cola, chá verde e preto, cigarros e
    chocolate. E, quanto ao álcool, pode até parecer que ele ajuda você a
    cair no sono, mas a qualidade desse sono não será a desejada – você irá
    acordar várias vezes durante a noite.
  • Faça um lanche leve antes de dormir – se seu estômago está vazio,
    você ficará sentindo fome e isso pode interferir em seu sonho. No
    entanto, não é a hora ideal para comer aquele Big Mac. Lanches pesados
    podem interferir da mesma forma. Tente ingerir produtos que contenham
    triptofano, uma substância que induz o sono – os alimentos mais
    conhecidos são o peru e o leite.
  • Tome um banho quente duas horas antes de dormir – um banho quente
    irá elevar a temperatura de seu corpo. No entanto, é a queda de
    temperatura que o faz se sentir sonolento. Logo, tome um banho quente e
    espere seu corpo esfriar. O sono virá.
  • Torne seu quarto e sua cama confortáveis – um quarto muito frio ou
    quente pode ser desconfortável. Além de fazer você perder o sono, você
    precisará levantar par abrir a janela ou pegar um cobertor. Tenha
    certeza de que está tudo preparado, antes de você se deitar. Se a luz
    que entra no seu quarto de manhã cedo o incomoda, compre uma cortina com
    blecaute. E, se o problema for barulho, compre tampões de ouvido.


sexta-feira, 25 de março de 2011

Trajetória

'Um toque e já está imóvel por dentro, tentando fugir por fora.
A negação é uma mentira gostosa, mais intensa que o charme.

Um toque
e um ano passa - agora os toques são de origem questionadora, os segredos tentam fugir de uma situação criada.

E mais um ano.

O toque não parece existir, é preciso entender a identidade.
Mais um e os toques existem, parecendo uma auto-carícia.
Se mover é demorado e a intimidade é um templo.
A vida vai agir e os anos poderão se tornar meses, depois dias, logo uma noite apenas, só mais uma. E não mais. 

Dez anos luz no escuro

A lembrança é agora um toque agressivo. Encurralados, pensam em voltar. Não existe toque mais intenso que o ultimo?
A esperança encontra abrigo onde as tristezas parecem lhes trancar. A tristeza, assim como pecado, parece pesar.
O que mais seria um toque se não uma promessa mansa e hipócrita?

Um tempo em comum e os toques se multiplicam, já existe o divino ali.
Tudo se acalma, mesmo as ondas que nunca cessam parecem não interferir. Nada mais lindo que o primeiro toque divino, unindo mais que laço.
O amor é, mas não parece.
Fagulhas de uma pequena explosão futura, a corrente estoura.

O que mais seria um primeiro toque do novo? A história não é mais tão doce. A doçura era então daquelas mentiras gostosas...

Ninguem se cansa de sentir, apenas tocar.
O toque a deixa vermelha, seus olhos ardem, uma flor se abre no ventre - só mais um olhar de um dia sem volta,
permeado de sonhos entrelaçados que o mundo nunca verá.


Dois pássaros a namorar

domingo, 20 de março de 2011

Abismo em carne viva

Existem muitas imagens difíceis de ver e procurar, mas é preciso. Quando muito pequena, perguntei pro meu irmão: - Nós matamos os animais pra comer? . Ele disse: "Não, quando eles morrem naturalmente, de velhinhos, é que usamos sua carne". 
É ridículo confessar que acreditei nisso durante muito tempo, julgando que criavam bois em uma fazenda feliz pra depois, quando morressem naturalmente, recolhessem pra alimentação. 
Hoje em dia temos muita informação, mas antigamente era um problema. Imagine ainda em uma família que têm carne todos os dias e vê caminhões da ricca passando com desenhos de galinhas felizes =s.
Depois que meu irmão me respondeu isso, fiquei pensando porque então não comemos carne de pessoas que já morreram, sei lá, de um avô morto por ex. ''de repente nossa carne não é comestível (...)". E cheguei a ler também: "Não podemos comer carne de animais mortos por velhice etc. pela doenças que podem ser causadas (...)". Até concordei um pouco e escapei ainda ao pensar que não é algo horrível comer carne, já que jesus comia peixe. Escapismos de merda, confesso². Depois, já tendo parado de comer carne, li um pequeno livro (quase que folheto) com perguntas  feitas por para Srila Prabhupada (fundador da Sociedade Internacional da Consciência de Krishna e responsável por trazer a mesma filosofia para o ocidente) que continha algo muito interessante:  comemos comidas feitas de várias formas, inclusive estragadas propositalmente. Tem uma porrada de exemplos desse tipo, além de lembrar que bebemos bebidas prejudiciais, fumamos cigarros e outras coisas que também não são "apropriadas". Coca-cola por exemplo, cadê o benefício? É bizarro. Desconhecemos pelo menos 70% do que é constituído as coisas que compramos e comemos! 
Enfim, não gosto de interferir no livre-arbítrio de ninguém e nem mesmo julgar as pessoas, não faz sentido fazer algo assim se a sociedade ocidental inteira alimenta nossos pensamentos com essas coisas. 
Acho que também seria legal colocar os malefícios da carne e tal, só que ao mesmo tempo perde o sentido da questão da matança, toda aquela questão da dor que cada ser vivo sente. Dizem que o mais importante é nossa consciência - mas como se não temos informação?
 




Abismo cercado




No mundo grosseiro existe uma intensidade que se renova, mas não deixa
de ser um maldito círculo, e por que não dizer "Circo"? Aberrações,
sons que fazem seu fígado tremer, dias testados em um laboratório falsário,
imagens distorcidas de coisas ao contrário, herois e vilões de mentira, bichos escravizados (...) e ainda sim pagamos pra ver tudo isso, mesmo caro - mesmo sabendo que nos atrasará. É divertido fazer parte de um circo, assistir palhaços e, enfim, eles não tem uma vida - e é nós que a forjamos. Agora é uma condição para continuar indo e vindo sem atraso no que agora parece exterior, mas
sempre será um interior esquecido, desconhecido - um inconsciente que ninguém
quer ser pontual...
A intensidade não é grossa, a intensidade depende da entrega. A entrega
é tão fácil se não misturamos com nossos propósitos... E é tão difícil nos entregar a nós mesmos, admitir o mundo sem nos distanciar ou conseguindo desatar tantos nós, como é difícil fechar os olhos se andamos em uma corda suspensa no céu, meu Deus, quando vamos nos libertar até das metáforas?

O sutil é uma sensação, a ternura é um estágio da liberdade pouco explorado.
Preferimos explorar a liberdade de outras formas, marginalmente, imitando
uma democracia ilusória até desgostar da realidade.

A continuidade não existe, os pedaços quebrados se estilhaçam, que
sentido fará o que não existirá daqui a 20 anos?
A existência não é uma piada, mas mesmo assim é de mau gosto, solvida
em crenças que no final das contas são apenas uma insegurança agindo como
um camaleão, só não indefeso por isso. 

Consigo perceber algumas coisas agora e assim outras vão pra casa do caralho,
logo sou apenas um sonho que teme nunca virar realidade.






domingo, 13 de março de 2011

Meu amor



Não consigo ver as fotos, saber direito das coisas - e sei que preciso me informar
mais e mais, preciso entender e ajudar como puder. Dentro de mim
o que estava edificado sobre o mundo se dissolve, preciso olhar a realidade
e ela é a maior tristeza do meu coração.
Sonhei tantas vezes com um tsuname, uma tristeza tão grande -
me assustava toda vez que acordava. Não esperava que ia ser na minha
outra pátria amada, imaculada e genial, algo assim nessa proporção.

Não vou desistir de compreender as coisas,
mas rezo. E espero que todos rezem pro Deus que for,
peça a natureza e energias boas.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Um site genial


http://www.confiometro.com.br/

Relate sua experiência com alguma empresa agora mesmo.
O Confiômetro divulga, vai atrás da empresa e ajuda
a fazer valer os seus direitos como consumidor.


Sem glamour algum

Por quê eu demoro tanto tempo escolhendo roupa?

- A pesquisa de preço é árdua. Não consigo comprar
algo sem ver em mais 3 lojas de diferentes bairros
o preço - e em ocasiões específicas de ir a tal bairro de qualquer forma.

Em copacabana tem uma loja bem parecida com
uma aqui da freguesia/JPA/zonaoeste: só que
as camisas de 10 reais são menos feias do que
as daqui, que também são 10 reais. Além dessas, também vestidos de 70, 35, 60, 55 reais, aí é óbvio que vou dizer: "estamos em copacabana, uma loja aqui é muito mais cara". É até por esse mesmo motivo que prefiro não comprar roupas em shopping.

Fui então até a Taquara/JPA/zonaoeste, o lugar mais perto (praquemmoranazonaoeste) pra se comprar roupas baratas. Show... Fui em mais de 5 lojas e, cara, coisas menos piores lá estavam por 60 reais - e ainda sim não eram do meu feitio.

Tem gente que acha 60 reais baratíssimo, o pessoal de copacabana por ex.. Agora, o pessoal da Taquara não acha o vestido de 60 caro? Não!
Pois acho caro e feio, meu Deus, pra quê tanta estampa? Céus, eu não quero estampa.

- Esse é feio, não dá não.
- Ué, mas é parecido com o que você está.
- Sim, e você acha que eu gosto do que eu tô?
É prático: barato e leve, por isso comprei e uso.

Aí as mulheres na loja repetem coisas como: "mulheres demoram muito pra escolher, não adianta!!" - etc.. Acho que outras mulheres, e homens
inclusive, fazem essa pesquisa de preço... Não são grande parte, mas sinceramente toda vez que compro roupa eu penso o que eu poderia estar comprando de produtivo com o dinheiro extra que pagaria se fosse em qualquer loja sem pesquisa alguma.
E aí, sou prática?

Não importa, ali sou mais uma mulher que demora pra comprar roupa.
Não tenho orgulho disso, não acho o máximo do feminino e engraçadinho a mulher se importar tanto com a aparência, ter tantos padrões e competição. Isso ainda é consequência de um machismo, ainda é a mulher se tornar escrava de uma beleza idealizada por homens ou para homens ou mulheres que pensam em padrões que nem sabem da onde vem - menos ainda se perguntam porquê. É bonito se tornar fantoche do capitalismo? É feminino gastar muito dinheiro em roupa?

Não julgo tecidos e o quanto são confortáveis, esquentam ou são frescos, concordo também com essa procura - afinal, quem pode, por que não comprar um tecido que lhe agrada mais, mesmo sendo mais caro? Trabalhou, manda vê, compra sim... Mas cara, poucas as pessoas que falam em tecido relacionando a conforto. O normal é relacionar ao preço, a "finura". 

Lembro de uma roda de discussão da faculdade em que o professor levantou a questão dos preços das coisas, influências etc.. Na sala a maioria das meninas falava bastante de bolsas. Há, e na sala inteira só tinha um cara - que faltava - o resto era mulher. ótimo? Bem, então uma mulher foi comentar que não ligava nem um pouco pra isso, que estava mais preocupada com outras coisas e tentava economizar sempre etc. Perguntei onde ela ia comprar roupa. "Vou ali no barra shopping mesmo, pra minha filha compro na bicho comeu blablabla". A bicho comeu é uma das lojas de roupa infantil mais caras do Rio, é uma marca conhecida e tal, assim como qualquer loja de shopping você vai encontrar preços maiores... Isso não é se importar? É ser alienada? E a alienação é culpa dela só? Não é só culpa dela e é sim um sintoma de influência, capitalismo, vaidade. Ninguém está livre da vaidade seja lá em quê área da vida, mas não querendo ser tão chata (mas já sendo chata), se  não se importa com marca etc. o que diabos fará na bicho comeu? No  barra shopping? Tem cartão da renner? leeder? Não têm. Foi uma discussão interessante e desinteressante é alfinetar as pessoas,
sabia que estava ali pra colocar em prática o que tanto falo: a união. 

A mulher é insegura, o homem é inseguro. Todos somos vítimas e também propulsores do capitalismo.

Nós alimentamos isso aí, sorrindo e achando graça de comerciais de lojas que exploram a busca da beleza padronizada. 


FEITIO

1. Forma, configuração, feição, conformação.
2. Corte; talho.
3. Fig. Espécie, laia, qualidade.
4. Carácter!Caráter, modo de pensar ou de proceder, génio, índole.
5. Mão-de-obra; preço do trabalho (do alfaiate, modista, etc.)
6. Excremento de coelho, raposa e outros animais.




''A existência da moda é uma das grandes sacadas da estrutura do sistema capitalista. As roupas, calçados, maquiagens, penteados, etc. mudam no mínimo a cada estação, isso faz com que os produtos se renovem a cada momento, mas a grande sacada desse setor é que muitas vezes podem ser apresentadas modas espelhadas em outras épocas, o que faz com que compremos novamente os produtos que tínhamos na década de 1970, ou seja, acabamos comprando duas vezes o mesmo produto só que em épocas diferentes, não necessariamente porque gostamos, mas porque o grupo social assim exige.
Cabe aqui ressaltar que a moda não trará novamente algo de cinco anos atrás, pois se corre o risco de eu ainda ter guardado no meu armário e, dessa maneira, não necessitarei fazer a compra.
Essa é a nossa famosa lógica do consumo, a qual está fundamentada na nossa cultura, na estrutura do sistema capitalista, e faz com que, por intermédio de vários patamares, sendo um deles a MODA, o fluxo financeiro continue fluindo concretizando a estrutura do sistema capitalista.
Revista Sociologia/Tatiana Martins Alméri é socióloga pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, mestre em Sociologia Política e professora na Unip e na Fatec (taalmeri2@hotmail.com)''

willtirando

quinta-feira, 3 de março de 2011

Hinamatsuri, festival das bonecas *-*



No terceiro dia do terceiro mês, é comemorado o Hinamatsuri (雛祭り))- Dia das meninas *-*


"A celebração vem desde o período Heian (794 - 1185), em que havia a tradição de que as bonecas eram capazes de atrair os maus espíritos, livrando, portanto, as pessoas dos infortúnios. No dia 4, o altar era logo desmontado, pois a demora significaria que a moça teria dificuldade para se casar.
De maneira similar, havia também o costume de escrever diversos azares e problemas em bonecas de papel, que então eram colocadas em pequenos barcos de palha e soltos na correnteza de um rio. Todos os males, assim, seriam levados para longe das pessoas."

Queria tanto participar de um *-*. No festival a quantidade de guloseimas é enorme,
tudo fica enfeitado e, o que parece sinistro pra gente (bonecas que sugam espíritos ruins O.O), é algo meio "dias das crianças" lá! Nas escolas as meninas e meninos fazem desenhos e gincanas ou até danças (igual nas escolas primárias se festeja o ''dia do índio'' com caracterização e os cacetes).


Fotos, imagens etc *-*







Shirozakê (saquê branco).
Apesar de ser um sakê, não contém álcool.
Flocos de arroz frito Ararê em barras.
Gelatinas de extrato de alga agar-agar


Docinhos em forma de flor de ameixeira, a flor da estação


Máquina japonesa transforma papel de escritório em papel higiênico

White Goat transforma 40 folhas de folha sulfite em um rolo



A máquina inventada pela Oriental tem o salgado preço de 187 mil reais
A invenção da Oriental tem o salgado preço de 187 mil reais


Os japoneses estão, definitivamente, na onda dos produtos ecologicamente corretos. A empresa japonesa Oriental desenvolveu uma máquina que transforma papel de escritório em papel higiênico.
A invenção foi batizada de “White Goat” (bode branco) e leva 30 minutos para processar 40 folhas de sulfite em um rolo de papel higiênico novinho.
No processo, o papel de escritório é triturado, dissolvido em água, moldado, secado, cortado e enrolado.
Segunda a Oriental, cada rolo produzido pela White Goat gasta o equivalente a 0,21 real. A máquina custa o equivalente a 187 mil reais.

Fonte: madeinjapan

A verdade sobre as carinhas japonesas

 
''Nada de carinhas em que dois pontos são os olhos e só um parêntese determina se o ser está feliz, triste ou nervoso. Os emoticons japoneses são muito diferentes dos emoticons que os brasileiros usam.
Os kaomoji, que significa rosto (kao) feitos por ideogramas (moji), não têm rostinhos virados de lado, são feitos com (BEM) mais caracteres e, claro, têm feições orientais.
A variedade de emoticons é grande porque os japoneses costumam usar letras de katakana, um dos três tipos de alfabeto que existe no idioma.
Uma enquete realizada pelo site iShare apontou que de 668 usuários, 17% usavam kaomoji em e-mails ou torpedos para se expressar.

No site evoticon.net, você encontra alguns exemplos. Confira alguns:

Urso pegando peixe
シャケガツレタ♪(* ̄(エ) ̄)o/ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄~ >゚ )))>彡

Depois de ir ao banheiro
∥wc∥ ヽ(*・ω・)ノ フウッ♪

Um porco dizendo “Parabéns”
才乂〒~├ゥ♪(=`(●●)´=)ノ

Aniversário de yakuza
(▼、▼メ)(▼、▼メ)( ̄▽ ̄;)(▼、▼メ)(▼、▼メ)

Nervoso
!Σ(▼□▼メ)

Gargalhadas
( ゚Д゚)ァハハ八八ノヽノヽノヽノ \ / \/ \''



Matéria adaptada do maravilhoso site madeinjapan

 

quarta-feira, 2 de março de 2011